O que a Bíblia diz sobre ansiedade – 2º dia

Às vezes acontecem coisas que você não pode controlar ou prever. A ansiedade surge quando você perde tempo se estressando com essas coisas. Seja a ansiedade por um prazo final que se aproxima ou a preocupação crônica e exagerada por qualquer razão, você não está sozinho. Mesmo que não consiga imaginar, Deus dá esperança abundante àqueles que – em meio ao caos – separam um tempo para ouvir a Sua voz.

Romanos 15:13 é uma oração do apóstolo Paulo para alguns cristãos em Roma, mas se prestar atenção poderá ouvir a voz de Deus falando com você. Paulo escolhe as palavras cuidadosamente ao mencionar “Deus da esperança”. Você entendeu isso? A esperança está na natureza de Deus. Mas Paulo não pede a Deus para simplesmente acabar com a ansiedade deles. Deus poderia fazer isso? Claro, mas ele sabia que os romanos voltariam para a mesma situação caso não mudassem seus pensamentos. Em vez disso, ele pediu a Deus para enchê-los “de alegria e paz” porque quando estamos verdadeiramente cheios de alegria e paz, não há espaço para a ansiedade.

Mas, não é assim tão simples. Deus poderia conectar os romanos à Sua fonte infinita de alegria e paz, encher seus tanques espirituais, e não deixar absolutamente nenhum espaço para a ansiedade se esconder. Mas Deus sabia que se eles não mudassem seus hábitos mentais, a alegria e a paz acabariam por dar lugar à ansiedade. Então, Ele exigiu uma coisa antes de derramar a alegria e a paz do céu. A próxima parte do versículo diz “por meio da fé que vocês têm nele”.

Está vendo? A  é o segredo que traz paz e alegria abundante, esmagando toda a ansiedade. Você tem fé em Deus? Não apenas superficialmente, com palavras – mas o tipo de fé que lhe permite desprender-se de tudo aquilo à que você tem se agarrado firmemente.

A fé é uma varinha de condão? Não. Não há varinha de condão que possa instantaneamente remover todos os traços de ansiedade profundamente enraizada. Mas Deus é fidedigno. E confiar Nele trará cura ao seu espírito e mente. Ele pode ser a rocha sobre a qual você se firma ao enfrentar as garras da ansiedade que te prendem.

Deus é digno da mais profunda confiança. Quando você confia Nele, Ele te enche de tanta alegria e paz que você literalmente transborda de esperança. Você pode não ter ideia de como é isso, e pode ser muito difícil confiar em Deus. Mas a essência da fé é dar um passo e arriscar-se quando você não sabe o que vai acontecer a seguir.

Você pode encontrar a coragem para se desprender daquilo que você tem agarrado e confiar em Deus hoje?