Home Principal 10 Anos PROVIDE

0 709

O Programa pela vida sem drogas (PROVIDE) completou dez anos de existência no dia 12 de dezembro de 2013. Para comemorar a data o presidente da instituição pastor Samuel Bello decidiu fazer uma noite de celebração a Deus. O evento foi realizado no galpão do Projeto IDE, no Parque Burle e foi apresentado pelo coordenador da instituição Thiago Dias.
Entre os convidados estiveram presentes diversas autoridades municipais, pessoas que estão em tratamento no PROVIDE e seus familiares, pastores, patrocinadores do programa, ex-dependentes químicos e os conselheiros da instituição.

Logo na abertura do evento foi executada, no violão, a música “Tu és fiel”. Em seguida, o Ministério de Música do Projeto IDE apresentou a música “Ele vem pra te salvar”.

A coordenadora do PROVIDE Antoiniete Athaíde fez uma retrospectiva dos dez anos de trabalho da entidade em Cabo Frio. Segundo ela, o alvo do PROVIDE é levar a pessoa a deixar as drogas, através de ações de tratamento que incluem planejamento e aconselhamento feitos individualmente e coletivamente. Além da terapia em grupo, os dependentes químicos têm ainda o aconselhamento individual que acontece uma vez por semana.

Outra ação importante é a Operação Resgate que consiste na busca da pessoa que interrompeu o tratamento. A coordenadora finalizou agradecendo a Deus pelos dez anos de atuação em Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo e concluiu: “Continuaremos com este trabalho por quantos anos mais Deus permitir; porque se o problema é drogas existe solução”, disse Antoiniete.

Um vídeo comemorativo dos dez anos do PROVIDE mostrou as iniciativas da instituição para divulgar o programa de combate às drogas nas cidades da Região dos Lagos: caminhadas e passeios ciclísticos com o foco para a conscientização de uma vida saudável sem o uso de drogas; eventos em praças e praias como campeonatos de skates, de surf e de stand up.

Durante o evento, a ex-dependente química Clarissa Moreira fez a leitura de uma redação que ela compôs, com o tema: “O que o PROVIDE representa pra mim”.

Outra beneficiada pelo programa, dona Zeilma da Silva fez um depoimento emocionado sobre como o PROVIDE tem sido determinante para que ela saiba conviver com a filha, dependente química em tratamento. Ela faz parte do G FAM (Grupo Familiar) e disse que tem aprendido a seguir em frente; “Quando cheguei aqui eu só sabia chorar, não tinha ânimo para nada. Aqui eu aprendi a ser mãe”, disse Zeilma.

O ex-traficante Marcio de Souza também contou como conheceu o PROVIDE e como se libertou das drogas. Segundo Marcio, ele estava preso, sem esperança e totalmente vazio quando percebeu que um grupo de jovens que visitava as celas naquele dia cantava alegremente: “Olhei aquilo e desejei ser igual a eles. Então eu disse a Deus que se Ele me tirasse dali eu O serviria por toda a minha vida. Foi quando uma juíza me concedeu o benefício da liberdade condicional e me enviou para o PROVIDE, sem saber do meu desejo”, contou Marcio. Após dois meses de tratamento,

Marcio reconquistou a família e conseguiu um emprego. Marcio encerrou o depoimento: “Antes ninguém depositava uma moeda em mim, hoje até a chave do meu trabalho fica comigo. Quero agradecer a Deus, ao PROVIDE e à juíza. Ela confiou este trabalho de recuperação a pessoas certas”, finalizou.

O depoimento de Sergio Siqueira, que atualmente é um agente PROVIDE, também mostrou que é possível recuperar as pessoas que estão nas drogas. Segundo Sergio a vida dele sempre foi bem sucedida e teve tudo o que sonhou: casa bonita, família, empregados e amigos. Ele que sempre detestou as drogas, em determinado tempo de sua vida se viu completamente viciado. Ele afirmou: “Eu comecei a perder tudo o que considerava importante. Eu tracei um caminho de morte pra mim e quando eu dei conta um dos meus filhos também estava trilhando esse caminho”, disse Sergio. Ele contou que após ouvir a voz de Deus no seu interior ele creu que poderia ser liberto das drogas, mas ainda não sabia como. Foi quando um dia ele viu um anúncio do PROVIDE em uma revista e decidiu se informar. A princípio Marcio tentou pedir ajuda apenas para o filho, mas novamente ele ouviu a voz de Deus dizer que quem precisava de tratamento era ele. Sergio garante que nesse momento a vida dele começou a mudar: “No PROVIDE eu encontrei pessoas que falavam a minha língua. Aqui eu encontrei amor, eu encontrei pessoas dispostas a partilhar esse sentimento. Esse amor me atingiu. Quero declarar a minha gratidão a todos. Deus me deu uma segunda chance. Sinto-me em casa. Há um ano e meio eu comecei a vive de novo e isto era tudo o que eu precisava”, disse.

O presidente do PROVIDE pastor Samuel Bello abriu o seu discurso dizendo que o amor de Cristo nos constrange. Ele agradeceu publicamente a Deus por um momento tão especial e afirmou: “A droga é o maior problema da sociedade e esse problema atinge também as famílias. Temos procurado fazer a nossa parte. Por dez anos Deus tem nos livrado do pecado da omissão. Espero que a igreja e outros segmentos da sociedade também possam fazer alguma coisa. Por favor, em nome de Jesus façam alguma coisa, mas façam por amor. Quando ouço depoimentos como os que acabamos de ouvir tenho um sentimento de que estamos fazendo algo para Deus, percebo um sorriso do céu e isto é gratificante e glorioso.Temos a convicção de que estamos fazendo algo de valor e relevante para Deus, apesar de nós. Que estes testemunhos possam restituir a fé para outras pessoas. Parabéns aos colaboradores do PROVIDE que têm se dedicado à causa. Agradecemos ao autor da vida, Jesus Cristo, por tudo o que vimos aqui. A Ele toda honra, glória e louvor”, finalizou Samuel.

O PROVIDE é uma instituição sem fins lucrativos e nesses dez anos tem feito o trabalho de prevenção e combate às drogas através do trabalho voluntário de muitas pessoas. Atualmente há na instituição nove conselheiros, um psicólogo e um assistente social. Aproximadamente cinco mil pessoas já passaram pelo PROVIDE nesses dez anos, a maioria com sucesso na recuperação total. Os dependentes químicos que chegam ao PROVIDE passam por três fases: inicial, plenamente recuperado e por fim se tornam agentes e conselheiros.
Para garantir as despesas o PROVIDE recebe doações de patrocinadores que contribuem mensalmente. Desde 2004 o PROVIDE é reconhecido como Instituição de Utilidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 2011 o presidente Samuel Bello foi condecorado com uma medalha de honra ao mérito pela Ordem dos Advogados – Cabo Frio.
O PROVIDE fez um registro público de gratidão à Juíza de Direito de Cabo Frio, Janaína Pereira Pomposelli pela parceria estabelecida com o PROVIDE.

Novidades Parecidas

0 223

0 850

SEM COMENTÁRIOS